A Bandnews FM está recebendo notícias e correntes enviadas por ouvintes ao WhatsApp da rádio e selecionará algumas das informações recebidas em áudio, vídeo, imagem ou texto e as verificará.

Para participar, salve o número do WhatsApp da Bandnews FM (11) 99959-2100 na sua lista de contatos e nos mande uma mensagem com o conteúdo a ser checado, acompanhada da expressão “fake news” ou pelo whats do projeto Comprova: (11) 97795-0022.

A rádio selecionará algumas das informações recebidas e as verificará. O processo de checagem tem foco nas eleições.

A Bandnews FM é uma das integrantes do Comprova, projeto colaborativo capitaneado pelo FirstDraft, da Universidade Harvard, nos EUA, especializado em buscar estratégias para combater “fake news”.

O Comprova no Brasil ocorre na esteira de outras iniciativas do First Draft desenvolvidas em períodos eleitorais no mundo na França, no Reino Unido e na Alemanha.

21 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia a todos! É um prazer estar aqui e dividir esta informação. Então, estava olhando as notícias no meu smartphone e recebi uma onde falava do IPVA de 2019, cujo mesmo poderia ser pago, dividido em até 10 parcelas e pagando à vista teria 10% de desconto, no entanto quando fui a fundo desta notícia percebi que se tratava de outro estado. Aí eu pergunto: Porque não para todo o Brasil? Afinal, para todo e qualquer um que tenha carro, tal imposto causa um grande impacto em nossos bolsos, pois o máximo de parcelas no RJ é de 3 vezes.

  2. Boa noite !!!
    Meu nome é Sílvia, não sei se posso usar esse canal pra encaminhar um fato que está acontecendo referente ao MEC ,Unig (universidade de Iguaçu ) e algumas faculdades no meu caso a FALC faculdade da Aldeia de Carapicuíba ,desculpe se ficar comprido mas precisamos de ajuda da mídia para tornar esse caso mais visível e se desenrole rápido ,vou tentar ser breve mas acho que que vai ser difícil e formei pela FALC faculdade da Aldeia de Carapicuíba SP em 2015 em pedagogia sou professora concursada do estado de São Paulo há 1 ano e meio , acontece que em outubro de 2017 soubemos eu e mais 65.000,00 profissionais que nossos diplomas tiveram seus registros cancelados pois na Universidade que assinava esses diplomas foram encontradas irregularidades desse modo o MEC por meio da portaria Seres 738 cancelou os registros dos diplomas emitidos no ano de 2016 sem nenhum critério simplesmente cancelou e não foi somente a FALC muitas outras instituições de ensino nas quais ofereciam graduação , pós graduação , cursos de extensão foram cancelados esses registros , precisamos acionar a justiça mas tudo é muito lento nesse país o judiciário por exemplo está parado até o final do mês .
    Os cursos cujo registro está cancelado referem-se a área da educação como contratada do.estado estou impedida de dar aulas ,como efetiva aínda estou assegurada mas sabe -se lá por quanto tempo existem muitos profissionais desesperados por conta dessa situação se vocês pesquisarem sobre isso verão que é verdade mas o MEC e a Unig parecem pouco se importar com os professores que estão correndo risco de serem exonerados , de não assumirem suas vagas nos concursos públicos que estão chamando ,por conta disso peço por gentileza que façam uma matéria na Band sobre essa situação , recentemente o MEC soltou outra portaria pedindo a Unig que reveja os diplomas num prazo de 90 dias .
    Por favor nos ajude !!!!

  3. Bom dia sou fã de vocês sobre esse negócio da sirene em Brumadinho é fácil saber o que foi… se você quer continuar dando utilidadeao equipamento que Basicamente já está condenado… a solução mais simples e menos onerosa é desligar o alarme o sensor sirene ou Seja lá o que for que possa prejudicar a operação do equipamento… o nome disso se chama armengue, gambiarra, descaração.. você vai ver que no final foi isso aí que aconteceu o porquê de sirenes não tocar

  4. Quando uma escola abre na quinta feira após o carnaval é obrigada a fazer comida pra centenas de pessoas e na prática vai 20 alunos por turno. O que fazer Rodolfo? Jogar fora ?

  5. Bom dia!!
    Desperdício de dinheiro público.
    Em Saquarema, foi montada um grande estrutura para receber o Detran. Pasmem!!
    Um ano depois toda estrutura está sendo desmontada,nada aconteceu.
    Eu fico me perguntando, como fica a situação das pessoas que investiram em montar um comércio em função do Detran.
    Além de desperdiçar o dinheiro público, ainda fazem as pessoas comuns perderem dinheiro.
    O governantes estão brincando de administração.
    Não se importam com nada.
    Nota: Ñ vou entrar no mérito que haveria a necessidade do Detran, mas ,como julgam haver e depois não.
    Fica aqui a minha indignação.
    Gostaria que isso fosse indagado ao Governador.
    Abraços

  6. Boa tarde,meu nome é Alex Veríssimo e eu gostaria de saber entre idas e vindas a prisão do Temer o quanto é gasto de dinheiro público? será que este dinheiro não está fazendo falta nos hospitais?

  7. Bom dia!!
    Meu nome é Rodrigo Azevedo e quero relatar o que aconteceu com o bilhete único do meu filho.
    Será que vocês podem divulgar?
    O posto de atendimento é uma total falta de respeito com o cidadão. O cartão do meu filho parou de funcionar sem motivo. Não está riscado, amassado, dobrado, quebrado, não ficou perto de fonte magnética, não foi molhado, etc e tem R$60,00 de credito. Meu filho tem 14 anos e não poderia fazer isso sozinho. Fomos até o posto de atendimento (venda) da lapa, único posto na zona oeste. Uma fila enorme, apenas 3 guichês abertos, sem tetos bebados fumando maconha e mexendo com as mulheres praticamente embaixo do guichê de atendimento. Após 4h de fila recebi um cartão novo e fui informado que teria que esperar 72h para que o crédito do cartão antigo estivesse disponível para ser transferido pro cartão novo. E que teria que validar o crédito em um ponto de recarga. 94h depois meu filho tentou validar a transferência de saldo e foi informado que não estava disponível e que ele deveria ligar 156 para se informar. Ele ligou e a atendente falou que ele teria que voltar no posto da lapa para transferir o saldo. Isso significa passar mais 4h na fila, naquele ambiente insalubre, pagar estacionamento e perder um dia de trabalho. Falta de respeito com o cidadão que paga impostos que estão entre os mais altos do mundo. Peguei o telefone da mão do meu filho e pedi para falar com o supervisor da atendente. Veio na linha o Sr. Marcelo Júnior que me informou que não podia fazer nada e que realmente eu teria que voltar no posto de atendimento da Lapa.
    Porque eu tenho que voltar lá? Porque após o prazo de 72h o saldo não pode ser transferido automaticamente pro novo cartão? Porque o cartão antigo parou de funcionar? Porque só 3 guichês para atender a toda zona oeste de São Paulo? Porque tanta falta de respeito? Porque?

  8. Bom dia
    Venho por meio deste comunicar que que nós taxistas do Rio de Janeiro estamos sendo covardemente prejudicados. Dessa segunda feira passada a TAXI Rio passou por uma atualização continuada, sendo que depois desta atualização o app não funciona, só toca corridas de com desconto de 40% e praticamente impossível de conseguir pegar corridas. Eu vi a entrevista do presidente da IMPLA RIO pelo face da Bandnews, e algumas explicações foram somente na minha opinião papo furado, eu tenho uma boa noção em TI e nunca vi um app que estava tocando bem e chamando corridas, depois de uma atualização quase não chamar mais corridas e quando chama só com desconto de 40% sendo que antes chamava corridas com todo o tipo de descontos. Em uma das explicações do Sr. Presidente da IMPLA RIO, o mesmo falou que as corridas antes chamavam para 20 carros no raio de 1km e pegava quem fosse mais rápido, e que agora a corrida só bate para 5 carros mais próximos do cliente, seria lindo se não fosse mentira, falo isso com propriedade e explico: se vocês fizerem uma simulação de chamar um táxi, vocês verão que no mínimo aparecerá de 15 a 60 isso aceitando desconto de 40% em outros descontos a quantidade e maior, onde quero chegar com isso, como a TAXI Rio e qual o critério que ela usa para selecionar 5 motorista de 60 que tem no alcance do PASSAGEIRO nas ares de grande fluxo de taxi como Copa, Tijuca, Méier entre outras regiões com grande fluxo de TAXI?
    Por favor Srs. Das Bandnews nos ajudem a concorrência já está muito difícil e agora com essa está insustentável trabalhar pago diária e já estou devendo com risco de perder meu trabalho. Vocês podem fazer o teste e vocês veram que estou falando eu sou Estêvão taxista do Rio e não tenho medo de me identificar.

  9. [19/11 10:56] ?⚓?????⛽???: Ouvi de uma senhora falando que cortaram a aposentadoria por prova de vida que agora o prazo é um ano.
    APOSENTADO não tem facilidade independente do problema é da condição do aposentado falta médico, Falta fisioterapia, faltam remédios, SE NÃO fosse doações eu também estaria sem medicamentos, sujeito a própria SORTE, ESTADO não está se importando com aposentados e doentes, os desempregados, ainda continuam desfavorecidos, chega eleição ele fazem um pouco para somente justificar propaganda POLÍTICA. Tentei ligar para os telefones da BAND NEWS RJ não está atendendo modificaram o número do watt app … para outro App de MENSAGEM… “telegram”…
    Sou ouvinte da BAND NEWS. Peço a BAND NEWS FM que continuem ajudando o direito a vida…. obrigado.

  10. Boa noite. Tenho 2 veículos apreendidos em diadema por mais de 12 meses e não consigo tirar nunca. Estou disposto a dar informações para tentarmos investigar meu caso.

  11. Escutar a Band News está ficando difícil. Só críticas ao governo. Eh insuportável e muito triste.

  12. Gostaria de receber resposta sobre a publicifdade que a Band esta fazendo da 1 2 3 IMPORTADOS de mercadoria Televisores e notbook pelamatado do preço.
    Segundo imformações eles não entregam a mercadoria.
    Gostaria de saber tambem qual a responsabilidade da BAND nestes comerciais ????????

  13. Boa tarde! Professores e funcionários da educação do município de São João de Meriti, receberam ontem seus salários faltando dinheiro. Os mesmos estão trabalhando home office, para que os alunos tenham continuação de seus estudos, com gastos de Luz, internet, equipamentos de seu uso. Funcionários que são estão na Ponta, com salários de 998,00 (salário mínimo que ainda não foi reajustado pelo atual, até hoje 16/05/20) a 4000,00. Porque é tão difícil mexer nos rendimentos de políticos e parlamentares e é tão fácil fazer descontos ou pagar meia folha dos funcionários que recebem pouco?

  14. Estou ouvindo a declaração de um entrevistado agora as 12:15h….. não sei quem é…..mas muito infeliz a declaração dele ……passando panos quentes na reunião….deprimente…..ainda malhando só o Moro…..fazendo comparações nada ver……muito deprimente a postura dessa pessoa.

  15. Boa noite Luiz Datena minha esposa está com problema com inss NO dia 17/ 03 /2020 ela foi afastado da empresa auxílio doença a medica dela deu 2 mês de afastamento do trabalho ela deu entrada na perícia dia 22 /04 /2020 a resposta do INSS no dia 9 / 6 / 2020 o atendimento do INSS falou quê o período deu so 1/mês de pagamento pára ela receber com que ela vai com e paga as contas sendo que ela trabalha 28 anos de carteira assinada cade contribuição dela a onde esta o tempo trabalhado tem mais ela está em tratamento médico sabe o que atende fou pára ela pega alta no INSS e trabalhar esse INSS nen sabe o quê fala para ela CadA Um fala uma coisa como que ela trabalha doente tem mais Luiz Datena o plano de saúde não libera pára atendimento médico pára ela falar com a medica fala por causa da pandemia não pode atender más cobras pode más fazer OS procedimentos aí não pode obrigado Luiz Datena me ajudar aí põr favor de agradecemos

  16. A Band news está divulgando a notícia sobre o senac, sesc e Fecomércio do Rio e tratando como sistema S. Não existe sistema S. Cada Serviço (S) tem origem, fonte de manutenção e CNPJ distintos, não são CNPJ de matriz e filiais, são razoes sociais distintas. É mais ou menos como vários primos juntos, e um cometesse um crime e o sobre nome da família fosse usado como se todos tivessem parte no crime; são indivíduos distintos, sao CPFs individuais. Lembrando que não existe sistema S. É como se uma emissora de TV da Globo cometesse um crime e fosse dito que a mídia televisiva brasileira cometeu tal crime, como se a Band, Record ou SBT tivesse participação no crime. Vocês estão com essa reportagem manchando os nomes do Senai, Sesi, Sebrae, Senat, Sest, Senar, que nada, nada tem a ver com o Senac. Não existe nenhum orgão ou instituição que une os S. E também o dinheiro não saí dos cofres públicos para essas instituições. Pois são mantidas por um decreto lei específico que faz com que as empresas repassem diretamente às empresas de cada setor, ou seja, do comércio para o Senac, da indústria para o Senai, do rural para o Senar. Vocês precisam estudar e conhecer mais sobre essa lei e essas entidades. Não é o governo que sustenta essas instituições, são as próprias empresas de cada setor. O dinheiro não faz parte do caixa do tesouro Nacional. Peço atenção, sou telespectador fiel e gosto da Band News, mas essa reportagem está mal conduzida ou mal intencionada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome