O presidente dos Estados Unidos avalia como um “tremendo sucesso” o resultado das eleições de meio de mandato no país. Donald Trump utilizou o Twitter para se pronunciar, antes mesmo do fim da apuração, quando os resultados já apontavam que o partido dele, o Republicano, vai continuar sendo maioria no Senado – que renovou 1/3 das cadeiras.

Corrida pelo Senado americano
Vermelho: Republicanos Azul: Democratas Foto: Washington Post

O novo Senado terá 51 políticos republicanos – dois a mais que na atual composição – e 45 democratas. Um dos partidários de Trump eleitos foi o ex-candidato à Presidência do país, Mitt Romney, pelo estado de Utah. Em contrapartida, conforme as previsões que eram feitas antes do pleito, os democratas conquistaram a maioria na Câmara dos Representantes, que foi totalmente renovada.

Resultado das eleições para a Câmara dos Representantes Vermelho: Republicanos Azul: Democratas Foto: Washigton Post

A oposição tirou 26 cadeiras republicanas, formando um quadro de 222 democratas contra 199 republicanos. Antes da contagem final das cédulas, Donald Trump telefonou para a líder democrata na Casa, Nancy Pelosi, para parabenizá-la e agradecer pelo discurso da vitória. Nele, Pelosi também defendeu a União, exaltando o bi-partidarismo do país.

Na avaliação do diretor do Instituto Brasil do Wilson Center, em Washington, Paulo Sotero, a vitória democrata na Câmara deve obrigar Trump a fazer algo que nunca precisou com o Congresso. Sotero avalia, ainda, que Trump sai um pouco menor das eleições intermediárias, mas que tem capacidade suficiente para contornar os problemas. Para o especialista, a campanha do republicano à reeleição começa agora.

Resultados da eleição para o Governo Vermelho: Republicanos Azul: Democratas Foto: Washington Post

Os americanos também foram às urnas para eleger governadores em 36 dos 50 estados. Nessa disputa, o Partido Republicano conquistou 18 governos estaduais, ante 15 do Partido Democrata; três estados, Alaska, Georgia e Connecticut, ainda estão contabilizando os votos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome