Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Biólogo e quadrinista criam tirinha para divulgar artigo científico

Um biólogo e um quadrinista se uniram para publicar um artigo científico em forma de tirinha. A pesquisa teve início em 2008 e analisou a colonização de riachos por insetos aquáticos.

O artigo foi publicado em revistas científicas em 2016 e, agora, está disponível na internet em forma de tirinha. O quadrinho ganhou o nome “Ciclos” e mostra insetos que contribuem para o equilíbrio ecológico, explica um dos pesquisadores, Luciano Queiroz:

Na prática, foram analisados riachos que secam em determinada época do ano e voltam a encher no período chuvoso. Isso permitiu observar como um ambiente vazio evolui com o tempo em relação às espécies que o habitam.

O artigo com as conclusões foi publicado originalmente em inglês, o que dificultava o acesso mais amplo à pesquisa. Por isso, os biólogos Luciano Queiroz e Bruno Godoy decidiram criar o quadrinho:

O biólogo procurou o quadrinista Marco Merlin, que publica desde 2016 as Cientirinhas, para desenvolver o projeto. Até a tirinha Ciclos ficar pronta foram dois anos de trabalho criando os personagens e adaptando o texto.

O projeto todo foi feito em parceria com o site Dragões de Garagem, que tem o pesquisador Luciano Queiroz como um dos fundadores. Desde 2012, o site é dedicado à divulgação científica fora dos padrões.