(Foto: Reprodução)

Muitos brasileiros ainda arrumam seus relógios após celulares e computadores modificarem o horário automaticamente na virada deste sábado para domingo.

Nosso ouvinte José Delatorre foi pego de surpresa com alteração. Taxista do Rio de Janeiro, ele estava na rua trabalhando nesta madrugada quando levou um susto:

 

Já Ednardo Queiroz, da capital paulista, estava nas redes sociais quando percebeu que não era só o celular dele que havia modificado o horário:

 

Sem saber, Wágner Cruz, saiu de casa mais após o celular despertar. Ele só percebeu que algo estava errado quando chegou no terminal Pirituba, na zona norte de São Paulo:

 

A explicação vem dos dispositivos como smartphones e computadores, que foram programados, nos últimos anos, para atualizar automaticamente o horário do sistema.

A mudança no horário de verão brasileiro impacta o banco de dados da Autoridade para Atribuição de Números de Internet (IANA, sigla em inglês), responsável por passar as informações para os smartphones.

Em 2019, porém, o governo brasileiro decidiu extinguir o horário de Verão. Assim, a alteração nos quatro fusos do país, que deveria acontecer a partir da zero hora deste domingo, 20, não ocorreu. No entanto, alguns aparelhos, já previamente configurados para a mudança, atualizaram o horário.

A recomendação é entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”. No Android, é preciso entrar no menu Configurações, procurar o item chamado Sistema e depois escolher Data e Hora. Aí, basta desativar as duas opções. Para quem usa iPhone, a sequência é o app Ajustes, depois o menu Geral, clicar em Data e Hora, e aí desabilitar o Fuso Horário Automático, fornecido pela rede de telefonia ou Wi-Fi utilizada. No Windows, em seu computador, basta clicar no relógio que fica no menu Iniciar e, com o botão direito, fazer o ajuste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome