Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros se incomodam com grande quantidade de lixo gerada na época de festas

(Foto: Reprodução)

Narley Resende conversa com a sócia-diretora da Radar Pesquisas, Joana Belo, responsável pelo levantamento. Ouça a íntegra:

 

Leia a edição:

Um levantamento elaborado pela Radar Pesquisas aponta que 73% dos brasileiros se incomodam com a quantidade de lixo gerada na época de festas e dizem fazer o possível para reduzir o acúmulo.

Ao mesmo tempo, 86% acreditam que usar material reciclado na embalagem pode agregar mais valor ao presente. Segundo a sócia-diretora da Radar Pesquisas, Joana Belo, o levantamento mostrou que os consumidores querem reduzir a produção de lixo, mas não abrem mão das embalagens bem elaboradas.

 

A pesquisa também mostra que as empresas varejistas e fornecedoras têm um papel fundamental para reduzir os resíduos.

Os entrevistados demonstraram que seguem um comportamento automático, mas que gostariam de ter opões mais sustentáveis.

 

Por outro lado, a pesquisa mostra que apenas 47% abrem mão de decoração mais elaborada nos pacotes, mesmo que isso gere mais descarte de papéis e fitas.

 

Apesar de concordar com políticas sustentáveis, apenas 56% dos entrevistados disseram reaproveitar as embalagens para novos embrulhos.

Entre outros dados, a pesquisa mostra que 45% dos consumidores aceitam a embalagem de presente da loja somente se for muito bonita; 27% apesar de terem pego a embalagem da loja, muitas vezes não usam e optam por um embrulho mais bonito; 45% acham que as lojas deveriam confirmar a necessidade da sacola, pois isso alertaria a recusar mais uma sacola.