
Mudanças no preço do petróleo, entressafra da cana, alterações cambiais e o preço dos combustíveis lá em cima. Não poderia dar outra: reclamações e mais reclamações de motoristas.
Os ouvintes da BandNews FM tomaram um susto com os preços que encontraram nos postos no começo de 2020 – e com a quantidade de variações também:
O especialista em planejamento estratégico do agronegócio Marcos Fava Neves explica que alguns fatores justificam o aumento no preço do etanol, mas eles podem ser resumidos em uma grande motivação: tem cada vez mais gente usando álcool para abastecer os veículos.
Tem outro ponto importante. A safra 2019/2020 da cana foi muito boa: 590 milhões de toneladas no centro-sul do país, o que levou a um recorde também na produção de etanol.
Marcos Fava lembra, no entanto, que, agora, estamos fora do período de colheita:
O Flávio foi um dos ouvintes espantados ao se deparar com os preços atualizados:
A guerra da qual ele fala é o conflito entre Estados Unidos e Irã, que afetou o preço do petróleo. Para Marcos Fava Neves, a tensão no Oriente Médio ainda não influenciou a variação no etanol, mas isso pode acontecer.
Para o ouvinte Fernando, está cada vez mais difícil.
Segundo dados do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação, o etanol subiu 9,85% nos últimos doze meses.