Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Brasileiros enfrentam dificuldades para retornar da África do Sul

Brasileiros enfrentam dificuldades para retornar da África do Sul há, pelo menos, uma semana.

Ao longo dos últimos dias, você acompanhou na BandNews FM o mesmo problema só que em outros países, como Peru e República Dominicana.

Enquanto alguns foram deslocados para hotéis próximos do aeroporto de Johanesburgo, outros permanecem dentro do terminal e sem previsão de embarque. A comerciante Naiade Granatelli relata a situação vivida por ela e por outros brasileiros que tentam voltar ao país:

Alguns brasileiros embarcaram com destino a Dubai para, de lá, tentar um voo para o Brasil. Porém, não há garantias de que consigam voltar com mais rapidez, o que acarretaria em mais prejuízos.

Quem preferiu aguardar na África do Sul não sabe quando vai retornar e fica sem saber o que fazer. O biólogo Ricardo Couto conta que muitos voos foram cancelados e que tenta voltar há uma semana:

A Agência Nacional de Aviação Civil cria um formulário online para ajudar brasileiros no exterior a retornar ao país. O questionário está disponível no site do órgão e deve ser preenchido por quem tem passagem comprada, mas não consegue voltar por causa das restrições no transporte. O endereço é o anac.gov.br/brasileironoexterior.

O Itamaraty diz que as fronteiras entre o Brasil e a África do Sul continuam abertas e que não há qualquer restrição das autoridades governamentais para o retorno dos brasileiros.

Já a LATAM informa que os voos da companhia foram cancelados em função do espaço aéreo estar fechado e que está em contato com diversas autoridades do Brasil e de outros países para analisar a viabilidade da repatriação dos clientes.

A BandNews FM procurou a South African Airways e aguarda uma resposta.

A África do Sul tem 240 casos confirmados do novo coronavírus.