Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

PT está entre os derrotados das eleições municipais, dizem analistas

Foto: Heuler Andrey/AFP

O Partido dos Trabalhadores é um dos grandes derrotados das eleições municipais deste ano na avaliação dos analistas de política da BandNews FM. Em 2012, o partido elegeu quatro prefeitos em capitais; em 2016, conseguiu emplacar apenas em Rio Branco/AC; desta vez, a sigla não garantiu nenhuma das 26 cidades e tem chances, em segundo turno, em duas delas.

No Recife, Marília Arraes disputa com o primo João Campos (PSB). Já em Vitória, o petista João Coser, ex-prefeito, vai enfrentar o candidato Delegado Pazolini, do Republicanos. Para o colunista da BandNews FM e cientista político Antonio Lavareda, o caminho para o ressurgimento do partido passa por alianças com outras legendas de esquerda:

 

O âncora e colunista de política da BandNews FM Rodrigo Orengo lembra que existe uma disputa na esquerda por quem vai ser o protagonista nesse espectro:

 

Já na avaliação da colunista de política Dora Kramer, a questão é como o PT vai reagir à ascensão de outros partidos de esquerda:

 

O âncora e colunista de política da BandNews FM Carlos Andreazza considera que um dos destaques nesse campo é o PCdoB, que tem um projeto estruturado no âmbito nacional:

 

Principal nome do PT, o ex-presidente Lula falou, ao votar, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, da reaproximação ao candidato do PDT à Presidência em 2018, Ciro Gomes. Eles se encontraram em setembro para uma reconciliação depois de trocas públicas de ofensas na disputa de DOIS anos atrás.

Lula, no entanto, sinalizou que não haveria conversa se o tema da reunião fosse uma chapa única para 2022. Segundo o ex-presidente, se esse fosse o caso, eles nem teriam se sentado para dialogar.