Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Anvisa aprova ensaio clínico de mais uma vacina contra a Covid-19

Anvisa aprova um novo ensaio clínico de mais uma vacina contra a Covid-19. Dessa vez, a tecnologia usa da proteína S e que se comporta em forma de partículas parecidas com as do vírus. Essas partículas devem ser administradas em duas doses com um intervalo de 21 dias. O desenvolvimento é patrocinado pela farmacêutica Medicago R&D, sediada no Canadá, e pela empresa GlaxoSmithKline, sediada em Londres.

O início dos testes em seres humanos depende da aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, que avalia a ética de pesquisas clínicas, e de agendamento das próprias empresas. Na fase 3 do estudo, até 30 mil participam pelo mundo; 3.500 brasileiros devem fazer parte do processo.

Foto: Reuters

A fase 1 e 2 está em andamento no Canadá e nos Estados Unidos. Esse é o quinto estudo de vacina contra o novo coronavírus que está acontecendo no país no ano passado: o ensaio da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a empresa Astrazeneca; a vacina da Sinovac Research & Development Co Ltd (em parceria com o Instituto Butantan), a vacina da Pfizer/Wyeth e a vacina da Janssen-Cilag.