Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Reinaldo Azevedo: Bolsonaro tenta passar a imagem de controle a empresários, mas a realidade é outra

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O Planalto está ao menos tentando mostrar que saiu da bolha de radicalismo em que se meteu. Há duas semanas, Jair Bolsonaro se encontrou com um grupo de empresários para um jantar em São Paulo, já na tentativa de demonstrar que está deixando o extremismo e se articulando com setores da sociedade.

Nesta terça-feira, Paulo Skaf marcou uma reunião entre o presidente e um outro grupo de empresários, que contava com Abílio Diniz, André Gerdau e Fábio Coelho. No encontro, Bolsonaro tentou passar a imagem de normalidade e de controle da agenda ao afirmar não temer a CPI da Covid e estar comprometido com as reformas administrativa e tributária. Enfim, as típicas coisas que o empresariado gosta de ouvir.

Obviamente, o mundo real é bem diferente, a começar pela questão orçamentária. O Governo Federal deu um “jeitinho” de combinar com o Congresso uma maneira de furar, com autorização, o teto de gastos no Orçamento para este ano. E aconteceu.

Os empresários também demonstram preocupação com a questão ambiental. Tendo isso em vista, o presidente topou fazer uma nova reunião virtual com outros representantes do setor, que pretendem dar dicas para que o líder do Executivo trate melhor do assunto. A questão é urgente. A Cúpula do Clima de 2021 começa já nesta quinta-feira (22), e o Brasil é um dos temas principais do encontro. Apenas um discurso bonito não irá impressionar diante da situação miserável em que se encontra, por exemplo, o Ibama.

Acompanhe a análise completa de Reinaldo Azevedo:

O É da Coisa

Gosta dos comentários do Reinaldo? Você pode acompanhar as análises dos principais assuntos do dia feitas pelo jornalista no programa “O É da Coisa”, com Alexandre Bentivoglio e Bob Furuya, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h20, aqui na BandNews FM: