Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Índia registra recorde de contamição de Covid-19 em um único dia

A Índia tem indíces de contaminação contra a Covid-19 que a colocam como foco da atenção global no combate à pandemia de coronavírus. O país registrou nesta quinta-feira (29) 3.645 mortes e bateu um novo recorde de óbitos em 24 horas, informou o ministério da Saúde.

Em um único dia, a Indía superou um limite de contaminações: 380.000. Desde o início da pandemia, o país contabiliza 204.832 mortes.

Foto: Reuters

Segundo dados, a Índia passou os EUA, o Brasil e o México, tornando-se o quarto país do mundo a alcançar a marca de 200 mil mortos pelo coronavírus. Mas, pela proporção do número de habitantes – 1,3 bilhão – há indícios de que esses números e o de mortes sejam maiores e não estão sendo notificados.

O país não conta com um sistema estruturado de saúde pública e, como visto no Brasil, hospitais de diversos locais não tem mais leitos e oxigênio para receber pacientes. Inclusive, o número de cremações a céu aberto aumentou e fogueiras estão sendo improvisadas.

Somente no mês de abril, a Índia teve mais de 6 milhões de casos de coronavírus. Apenas 9% dos indianos foram vacinados com a primeira dose do iminizante contra a Covid-19.

AJUDA DOS ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos estão sendo pressionados para abdicarem um lote de vacinas que vários países, incluindo o Brasil, estavam cobiçando. Na segunda-feira (26), o governo americano anunciou a doação de 60 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. A direção do compartilhamento das doses não foi divulgada.

“Os EUA estão trabalhando proximamente ao governo indiano para rapidamente enviar apoio e suprimentos adicionais durante este alarmante surto de Covid-19”, escreveu Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, em uma rede social afirmando que vai prestar apoio na produção das doses, em medicamentos e testes de coronavírus na Índia.

SITUAÇÃO MUNDIAL

Desde dezembro de 2019, o mundo registra 147.211.802 casos de contaminação pela Covid-19 e 3.110.124 mortes pela doença. A marca de um bilhão de doses aplicadas ao redor do planeta foi alcançada no úluimo sábado (24).