Um levantamento da consultoria PSafe mostra que quase 30 milhões de brasileiros foram alvo, em 2018, de pegadinhas usando o nome de marcas famosas. Eles receberam mensagens pedindo que clicassem em um link e informassem dados pessoais para terem direito a brindes.
Quem clica no link é direcionado a um site muito parecido com a página real da marca e, além ter informações sigilosas coletadas, pode, sem saber, instalar vírus no celular ou no computador.
Só nos últimos 30 dias, quatro pegadinhas tipo envolveram o nome da americana Mary Kay, segundo o levantamento. Segundo os dados da consultoria, juntas, essas páginas tiveram mais 138 mil acessos e compartilhamentos até agora.
Nos últimos meses, boatos semelhantes envolveram marcas como Coca-Cola, O Boticário, Faber-Castell e Cacau Show.
Promoções “imperdíveis”
O esquema tem sempre algumas características em comum: trata-se de uma promoção “imperdível”, de uma marca conceituada e é preciso correr para não perder. O consumidor precisa digitar dados pessoais, como nome completo, CPF e endereço.
O balanço da PSafe mostra que, em 2018, houve 59 ataques via links maliciosos por minuto, 36 mil por hora e 86 mil por dia. No total, houve mais de 60 milhões e quatrocentas mil vítimas de links maliciosos no Brasil em 2018.
O phishing, esse golpe usando marcas famosas, é o mais comum: a estimativa é de que 29,9 milhões de brasileiros foram alvo dessa estratégia no ano passado.
Como identificar o golpe
Recebeu alguma mensagem que gerou alguma dúvida? Siga algumas dicas do Procon-SP:
- Desconfie de promoções vantajosas demais
- Acesse o site da empresa e verifique se há, de fato, alguma promoção
- Não informe dados para links enviados por redes sociais ou e-mail