No Brasil, 97 de cada 100 latas usadas são recicladas, mas só 18% das cápsulas de café feitas do mesmo material têm o mesmo destino; isso acontece por puro desconhecimento dos consumidores.
A série especial “Lixo é coisa séria”, que a BandNews FM leva ao ar na Semana Mundial do Meio Ambiente, termina hoje com dicas de reciclagem.
Embalagem de salgadinho
As orientações são dadas por especialistas como a bióloga Larissa dos Santos Rocha, agente de educação ambiental do Instituto Muda, que, nas andanças pelos condomínios de São Paulo, cita exemplos bem práticos. “Pote de xampu e de condicionador e embalagem de produto de limpeza podem ser colocados no lixo reciclável. E não precisam ser lavados, basta estarem vazios.”
Entre as dúvidas mais comuns, estão aquelas relacionadas ao plástico – que, diferentemente do que muita gente pensa, nem sempre pode ser reaproveitado. “Embalagem de bolacha e salgadinho com a face de dentro laminada vai para o lixo orgânico”, ensina a bióloga.
Papel fotográfico
A gerente de educação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Denise Conselheiro, complementa com outro exemplo: o plástico usado para proteger alimentos, feito, na verdade, de papel-filme.
“O papel-filme a gente não consegue reaproveitar. Então, é importante que o consumidor reduza ao máximo o uso desse tipo de material. Aqueles papéis de recibo ou canhoto de cartão são fotossensíveis e não são recicláveis, assim como o de foto, por causa da grande quantidade de químicos.”
Vidros especiais
O vidro é o material que tem os números mais impressionantes: demora 4 mil para se decompor; por outro lado, é 100% reciclável.
Mas, também nesse caso, há exceções, como as citadas pela presidente da 341-Associação Caminho Suave Sócio Ambiental, Valéria Quaglio. “Espelho, vidro temperado e vidro blindado não são recicláveis.”
Confira, abaixo, o quinto e último capítulo da série “Lixo é coisa séria”:
Veja o que pode você reciclar: