A depressão e os transtornos de ansiedade crescem entre os adolescentes em todo mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 20% dos jovens sofrem com essas doenças.

Em tempos de redes sociais e de tecnologias digitais, essas angústias aumentam e os nossos jovens têm acesso a conteúdos e situações para os quais não estão preparados.

Nesta fase, os sintomas mais comuns podem ser confundidos facilmente com comportamentos típicos dos adolescentes, como mudanças de humor, falta de energia, perda de interesse por algumas atividades. Mas é importante ficar atento ao comportamento dos jovens para detectar o quanto antes o diagnóstico e iniciar o tratamento.

A dica de hoje é o livro “Confissões de um adolescente depressivo”, de Kevin Brell. O autor, aos 19 anos, tornou-se um fenômeno mundial com uma apresentação no TED Talk. O mundo nunca tinha visto um garoto dessa idade falar sobre um tema tão pesado quanto a depressão suicida e com tamanha leveza, inteligência e consciência. Ele conta como um adolescente saudável e supostamente feliz, passou a lutar diariamente contra a depressão e o desejo de se matar.

Até a próxima dica dica!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome