Em uma entrevista recente a vencedora do prêmio “Mulheres na ciência”, da Unesco, a astrofísica Marina Trevisan afirmou que teve sua capacidade como mãe questionada por conta da sua dedicação à carreira e aos estudos. Ela reforçou que o marido foi preponderante para o equilíbrio familiar.
Um levantamento foi feito pela empresa britânica Easy Offices e ouviu mil mulheres. Na percepção de 42% das entrevistadas, elas poderiam estar em cargos melhores caso não tivessem engravidado. E 37% das mães que trabalham acredita ter sido discriminada desde que a criança nasceu.
Mas uma coisa é certa: dá para ter vida pessoal, profissional e acadêmica após o nascimento dos filhos. E é sobre isso que trazemos dicas agora no Blog do Seus Filhos.
Começamos com a indicação de “Presente Grego”, de Charles Shyer. O filme, que tem como protagonista Diane Keaton, conta a história de J.C. Wiatt, uma executiva que mora em Manhattan, e é totalmente dedicada ao trabalho e ao seu namorado Steven, um investidor bem-sucedido. Sua vida muda subitamente quando ela é obrigada a assumir a guarda de uma bebê.
Outro filme que diverte e ajuda a pensar sobre o tema é “Não sei como ela consegue”, dirigido por Douglas McGrath. O longa traz um exemplo de mulher moderna. Kate, interpretada por Sarah Jessica Parker, equilibra sua carreira profissional e os cuidados com a família. Entretanto, um novo e sedutor colega de trabalho chega e vira de cabeça para baixo a sua vida, já que agora ela terá que se dedicar a um novo projeto.
Até a próxima dica!