Conheça o único presidente negro dentre os 40 principais times do Brasil

Considerado o país do futebol e com mais da metade da população que se declara preta ou parda, o Brasil ainda engatinha quando o assunto é ocupação de cargos diretivos por negros no esporte mais popular do planeta. Se juntarmos todos os 40 clubes que disputam atualmente as Séries A e B do Brasileirão, apenas um deles, a Ponte Preta, tem um presidente negro. Trata-se de Sebastião Arcanjo, o popular Tiãozinho.

Eleito primeiro vice-presidente do time de Campinas no fim de 2017, Tiãozinho só assumiu o cargo máximo na direção da Ponte no início do mês de novembro deste ano, graças a renúncia de José Armando Abdalla Júnior, que pediu licença do cargo por uma questão médica e para realizar uma angioplastia, que é uma intervenção cirúrgica destinada a reparar um vaso deformado, estreitado ou dilatado.

Em entrevista exclusiva à BandNews FM, o novo presidente da Ponte Preta fala sobre como se sente sendo o único presidente negro na elite do futebol brasileiro e o que precisa ser feito para que o cenário mude no país.

“O que a gente vê no futebol hoje, com uma lente de aumento, é o retrato da sociedade brasileira, principalmente com a classe mais pobre e afro-brasileira, que carrega consigo as marcas dos 350 anos da escravidão no Brasil e essa escravidão deixou feridas na sociedade brasileira e elas seguem abertas”, disse.

Confira o bate-papo completo com o novo presidente da Ponte Preta:

 

1 comentário em “Conheça o único presidente negro dentre os 40 principais times do Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.